top of page

Significado do burnout

Atualizado: 1 de dez. de 2022

A síndrome do burnout é um termo que está muito popular, mas o que significa realmente? Neste artigo vamos te ajudar a esclarecer.


Em 2022, a OMS declarou que o burnout deve ser considerado um fenômeno ocupacional ligado ao ambiente de trabalho. Simplificando, a síndrome de burnout (ou esgotamento profissional) é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que podem demandar muita competitividade ou responsabilidade. É como se o cérebro e o resto do corpo chegasse em um limite e não conseguisse mais funcionar normalmente.


A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho e profissionais que atuam em ambiente de alta pressão e responsabilidades são mais propícios a desenvolver a síndrome como enfermeiros, bancários, professores e entre outros. Mulheres também são um gênero com alta probabilidade de desenvolver burnout pois além do ambiente de trabalho, ainda lida com múltiplas responsabilidades e tarefas fora do ambiente profissional, como ser mãe entre outros, o que as leva a ter 25% mais casos do que homens, apenas no Brasil.


Isso significa que as empresas passam a ter mais responsabilidade em relação ao bem-estar mental de seus funcionários e devem começar a voltar sua atenção para a prevenção do surgimento dessa síndrome.



SINTOMAS DO BURNOUT

Os principais sinais e sintomas que podem indicar que está com burnout são:


· Cansaço excessivo, físico e mental.

· Dor de cabeça frequente.

· Alterações no apetite.

· Insônia.

· Dificuldades de concentração.

· Sentimentos de fracasso e insegurança.

· Negatividade constante.

· Sentimentos de derrota e desesperança.

· Sentimentos de incompetência.

· Alterações repentinas de humor.

· Isolamento.

· Fadiga.

· Pressão alta.

· Dores musculares.

· Problemas gastrointestinais.

· Alteração nos batimentos cardíacos.


Normalmente, esses sintomas surgem de forma leve mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro. Por isso é fundamental que preste atenção nos sinais e busque auxílio o mais rápido possível.


O mais indicado é que busque ajuda profissional com um psicólogo para que possa lhe orientar próximos passos. Caso possa lhe ajudar, o teste MBI adaptado para a versão em português pode começar a lhe orientar, faça o teste AQUI.

Commenti


Post: Blog2_Post
bottom of page