A síndrome do burnout é um termo que está muito popular, mas o que significa realmente? Neste artigo vamos te ajudar a esclarecer.
Em 2022, a OMS declarou que o burnout deve ser considerado um fenômeno ocupacional ligado ao ambiente de trabalho. Simplificando, a síndrome de burnout (ou esgotamento profissional) é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que podem demandar muita competitividade ou responsabilidade. É como se o cérebro e o resto do corpo chegasse em um limite e não conseguisse mais funcionar normalmente.
A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho e profissionais que atuam em ambiente de alta pressão e responsabilidades são mais propícios a desenvolver a síndrome como enfermeiros, bancários, professores e entre outros. Mulheres também são um gênero com alta probabilidade de desenvolver burnout pois além do ambiente de trabalho, ainda lida com múltiplas responsabilidades e tarefas fora do ambiente profissional, como ser mãe entre outros, o que as leva a ter 25% mais casos do que homens, apenas no Brasil.
Isso significa que as empresas passam a ter mais responsabilidade em relação ao bem-estar mental de seus funcionários e devem começar a voltar sua atenção para a prevenção do surgimento dessa síndrome.
SINTOMAS DO BURNOUT
Os principais sinais e sintomas que podem indicar que está com burnout são:
· Cansaço excessivo, físico e mental.
· Dor de cabeça frequente.
· Alterações no apetite.
· Insônia.
· Dificuldades de concentração.
· Sentimentos de fracasso e insegurança.
· Negatividade constante.
· Sentimentos de derrota e desesperança.
· Sentimentos de incompetência.
· Alterações repentinas de humor.
· Isolamento.
· Fadiga.
· Pressão alta.
· Dores musculares.
· Problemas gastrointestinais.
· Alteração nos batimentos cardíacos.
Normalmente, esses sintomas surgem de forma leve mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro. Por isso é fundamental que preste atenção nos sinais e busque auxílio o mais rápido possível.
O mais indicado é que busque ajuda profissional com um psicólogo para que possa lhe orientar próximos passos. Caso possa lhe ajudar, o teste MBI adaptado para a versão em português pode começar a lhe orientar, faça o teste AQUI.
Comments