top of page

Como superar o luto

A pandemia do coronavírus trouxe uma situação muito dolorida para o dia-a-dia de muitas pessoas: a perda de um ente querido e o processo de luto. Perder quem amamos nunca é fácil e nesse artigo vamos te ajudar a superar esse momento com algumas dicas para que volte à sua rotina.

A primeira coisa que você tem que saber é: todo mundo sofre de forma diferente. Mas se você entender suas emoções, cuidar de si e buscar suporte você consegue superar esse momento.


ESTÁGIOS DO LUTO

Você já deve ter ouvido que o luto tem 05 estágios e saber reconhecer eles é importante para que perceba que está passando por uma fase natural. As fases do luto são:


Negação: Quando você fica sabendo de uma perda, é normal pensar: “Isso não está acontecendo”. Você pode se sentir chocado ou entorpecido. Esta é uma maneira temporária de lidar com a onda de emoção avassaladora. É um mecanismo de defesa.

Raiva: À medida que a realidade se instala, você se depara com a dor de sua perda. Você pode se sentir frustrado e desamparado. Esses sentimentos mais tarde se transformam em raiva. Você pode direcioná-lo para outras pessoas, um poder superior ou a vida em geral. Ficar com raiva de um ente querido que morreu e o deixou sozinho também é natural.

Barganha: Durante este estágio, você se concentra no que poderia ter feito para evitar a perda. Pensamentos comuns são “Se apenas…” e “E se…” Você também pode tentar fazer um acordo com um poder superior.

Depressão: A tristeza se instala quando você começa a entender a perda e seu efeito em sua vida. Os sinais de depressão incluem choro, problemas de sono e diminuição do apetite. Você pode se sentir sobrecarregado, arrependido e solitário.

Aceitação: Neste estágio final do luto, você aceita a realidade de sua perda. Não pode ser alterado. Embora você ainda se sinta triste, você pode começar a seguir em frente com sua vida.

Cada pessoa passa por essas fases à sua própria maneira, às vezes indo e vindo entre elas. Datas de aniversários, músicas e objetos especiais da pessoa podem ser um gatilho para retornar a uma dessas fases.


EXISTE UM TEMPO CERTO PARA A DOR DO LUTO TERMINAR?

Não há tempo “normal” para lamentar. Seu processo de luto depende de várias coisas, como sua personalidade, idade, crenças e rede de apoio. O tipo de perda também é um fator. Por exemplo, é provável que você sofra mais com a morte repentina de um ente querido do que, digamos, o fim de um relacionamento romântico (que também pode ser considerada uma perda e pode gerar um processo de luto).

Com o tempo, a tristeza diminui. Você será capaz de sentir felicidade e alegria junto com a dor. Você poderá retornar à sua vida diária.


QUANDO É HORA DE PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL

Em alguns casos, a dor não melhora. Você pode não ser capaz de aceitar a perda. Os médicos chamam isso de “luto complicado”. Procure ajuda se começar a apresentar os seguintes sinais:


- Problemas para manter sua rotina normal, como ir trabalhar e limpar a casa

- Sentimentos de depressão

- Pensamentos de que a vida não vale a pena ser vivida, ou de prejudicar a si mesmo

- Qualquer incapacidade de parar de se culpar

Um terapeuta pode ajudá-lo a explorar suas emoções. Eles também podem ensinar habilidades de enfrentamento e ajudá-lo a gerenciar sua dor.

Quando você está com uma dor emocional profunda, pode ser tentador tentar anestesiar seus sentimentos com drogas, álcool, comida ou até mesmo trabalho. Mas tenha cuidado. Essas são fugas temporárias que não farão você se curar mais rápido ou se sentir melhor a longo prazo. Na verdade, eles podem levar ao vício, depressão, ansiedade ou até mesmo a um colapso emocional.


Em vez disso, siga essas dicas para ajudá-lo a aceitar sua perda e começar a se curar:

1) Dê-se tempo. Aceite seus sentimentos e saiba que o luto é um processo.

2) Fale com os outros. Passe tempo com amigos e familiares. Não se isole.

3) Se cuide. Exercite-se regularmente, coma bem e durma o suficiente para se manter saudável e energizado.

4) Retorne aos seus hobbies. Volte para as atividades que lhe trazem alegria.

5) Junte-se a um grupo de apoio. Fale com outras pessoas que também estão sofrendo. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais conectado.


O luto é um processo e desejamos o melhor para você!

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page