O burnout é um tema que está muito popular agora, seja pela OMS ter declarado uma síndrome relacionada ao trabalho, seja pelos inúmeros casos que aparecem todos os dias. Para entender esse quadro, é preciso trazer alguns números: em média mulheres (especialmente as que são mães) apresentam ter em média 200% mais casos de burnout do que homens, além de apresentarem 3x mais sintomas de ansiedade e depressão nos últimos dois anos, de acordo com o instituto de pesquisa KFF.
E são muitos os fatores que contribuem para isso: o sociológico – mulheres geralmente assumem mais de um papel na sociedade, como mães, responsáveis pela tarefa de casa, responsável financeira por manter a família, estudantes e às vezes todas elas ao mesmo tempo. Há também o papel psicológico pois não basta ter todas essas tarefas mas acabam se cobrando por realizá-las com perfeição e até mesmo se dedicar ainda mais para ter o mesmo espaço que homens no mercado. Além disso, a cobrança por ter relacionamentos amorosas com medo de ser julgada pela sociedade, mesmo que esse relacionamento não a faz bem.
Mas um outro motivo, não tão comentado, é o ritmo biológico da mulher. O ovário responsável por criar hormônios estrogênio e progesterona, varia de produção durante o seu ciclo menstrual e nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como aproveitar cada um dos ciclos para seu benefício. Você pode ter mais informações sobre os ciclos nesse artigo AQUI .
DICAS PARA CADA CICLO MENTRUAL
Como exemplo, vamos considerar um ciclo menstrual com duração de 28 dias:
1ª fase - Mentrual (1 aos 5 dias): Nessa fase há uma queda natural do ATP, uma molécula que dá energia para células e por consequência, também há uma queda no seu metabolismo e humor, tentendo a ficar mais introspectiva. Então saiba que se sentir um pouco para baixo no início da sua menstruação é super normal. Como a tendência é se sentir sem energia e ânimo, muitas de nós podemos ter a tendência a tomar mais cafés e suplementos energéticos para criar energia, mas isso não lhe ajuda e não é recomendável. Para lhe ajudar nesse fase, faça meditações e também evite comer 3 horas antes de dormir para ajudar o seu corpo.
2ª fase - Folicular (6 aos 13 dias): A fase após a finalização da menstruação ocorre um aumento de produção da molécula de energia ATP, ocorrendo assim também um aumento no seu metabolismo e ânimo. Para ajudar o seu corpo durante essa fase, ingira alimentos ricos em nootrópicos como ovos, peixes como sardinha e cavala, abacate, manga, morango, framboesa, feijões, laranja, ervilha, melão, amendoim, entre outros e se expor a temperatura um pouco mais frias (aqui o ar-condicionado entra como aliado!). Nesse período, não é recomendado o jejum.
3ª fase - Ovulatória (14 aos 16 dias): Nessa fase, ocorre um pico na produção da molécula de energia e um pico no seu metabolismo, então seu corpo vai estar com muita disposição! Para ajudar o seu corpo, invista em exercícios físicos e outras formas que pode gastar essa energia, como socializar. Evite ir dormir muito cedo.
4ª fase - Luteal (17 aos 28 dias): Nessa fase, a progesterona é o hormônio dominante e há uma melhora neurológica. Para ajudar o seu corpo, tente respeitar as 08 horas de sono e inclua carboidratos na sua alimentação. Dietas que possuem baixa quantidade de carboidratos e estar em ambientes muito frios, não são recomendados nessa fase.
E aí o que achou? Me conta!
Um grande abraço,
Equipe Daya
Comments