Em 2022, a OMS classificou o burnout como uma síndrome relacionada ao ambiente de trabalho. A síndrome de burnout é conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É o resultado de uma exaustão física e mental, podendo levar a adoecimentos físicos, sociais, emocionais e prejuízos nos relacionamentos da vida pessoal e profissional.
O Brasil é o 2º país com o maior número de pessoas afetadas por essa síndrome. Para piorar mais esse quadro, o índice geral de bem-estar corporativo do mercado brasileiro ficou em 49,25 em uma escala que vai de 0 a 100, sendo que o índice considerado saudável é a partir de 78.
O Brasil perde em média $63,3 bilhões de dólares por ano devido a afastamento de colaboradores por estresse e depressão e outros transtornos mentais geram custos diretos e indiretos de $ 2,5 trilhões de dólares mundialmente, 4% do PIB mundial.
Felizmente, esse quadro pode ser revertido. Ações que visam prevenir que isso possa acontecer, como investir em ferramentas de bem-estar e abordando o tema com sua equipe são exemplos do que pode ser feito.
Nesse ebook gratuito, damos dicas para gestores em como identificar e prevenir o burnout, com exercícios que vão ajudar o seu dia-a-dia. Bom proveito!
Comments